Resenha: O Menino do pijama listrado - John Boyne


Titulo: O menino do pijama listrado
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 192
Ano: 2007

Sinopse  

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade,Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região
desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmodia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda asatividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
                                            
*********

De primeira a capa é fofinha (Rsrs...), o título inocente, porém o conteúdo vale muito! Sim, a principio  (Eu sou louca e nunca leio Sinopse) embarquei em uma estória sem saber muito bem sobre ela. Acredito que li com olhos de criança, e tudo aquilo me fez ver uma outra realidade assim como a inocência de Bruno, o menino que queria fazer amizade, afinal mudar de uma cidade como Berlim e mudar para um lugar isolado como Haja-Vasta(onde se encontra o maior campo de concentração da II Guerra Mundial) não é nada fácil (tudo aquilo  é chato e monótono). Após um tempo que Bruno esta morando em Haja-Vasta(creio que por volta de 1 ano) ele fez uma bela amizade  com Shmuel, ultrapassando as barreiras e diferenças. Bruno recebe a noticia de uma nova mudança de cidade,e resolve conhecer aquele lugar que ele sempre visitava para brincar com seu amigo(do lado de fora da cerca), e ele vai se aventurar ….                                                                        


É ai ele se depara com a realidade do lugar, que  ele recorda ser uma coisa bem diferente da triste realidade que seu amigo vive. Ele é inocente e não sabe muitas coisas do que se passava a sua volta,mesmo seu pai sendo um comandante Nazista.

É um livro que retrata uma época cruel, na segunda guerra mundial. Você vai se emocionar e também ver a mais bela estória de uma verdadeira amizade, no fim você vai se surpreender! 

Ps:O filme seguiu muito bem os pontos fortes do livro, não foi 100% fiel (porém seguiu bem o livro). Um dos melhores livros que virou filme. Vale a pena conferir!



 A amizade e inocência de um coração puro no qual tinha tudo para que eles se tornassem inimigos!

Posts relacionados

5 comentários

  1. É incrível como um livro, aparetemente, tão inofensivo pode tratar de um tema tão pesado de maneira inocente! Já li e amo ese livro!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Inês... A história é incrível....

      Excluir
  2. Dizem que é muito bom! Não vejo a hora de começar a ler ele, e logo logo postarei uma resenha dele no meu blog, espero você lá! Mas, agora vim aqui pra dizer que eu te indiquei em uma tag, quando responder me avise, ok? Obrigada! bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Eu indiquei seu blog para a TAG(SELO) - THE VERSATILE BLOGGER AWARD
    http://cantinhodabuh.blogspot.com.br/2014/01/tag-selo-versatile-blogger-award.html
    Boa sorte!! ^^

    ResponderExcluir
  4. Aqui, te indiquei pra uma TAG lá no meu blog, dá uma olhadinha lá. Assim que fizer, se puder me avisar eu agradeço. Um beijão!
    http://leituraadentro.blogspot.com.br/2014/01/tag-primeiro-e-ultimo.html

    ResponderExcluir