Resenha: Livro X Filme - Uma Longa Jornada



Oi galerinha do bem! (nossa fui longe na expressão)
Bem hoje quero dividir um segredo pra vocês. Eu, a Drama Queen, apaixonada pro um livro dramático, que me faça desidratar de tanto chorar, nunca tinha lido um livro de Nicholas Spark. Pode isso???
Pois é, eis que me rendi. E no final dessa resenha você saberá a minha opinião sobre o primeiro livro lido por mim do tão famoso Nicholas.

Lido em: Março de 2015
Título original: The Longest Ride 
Título: Uma longa jornada
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 288 
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Gênero: Drama/ Romance


O livro começa com a história de Ira, um senhor já de idade bem avançada, que sofrera um acidente de carro e está preso dentro do veículo. O acidente foi grave, e ele não está nada bem dentro do veiculo. Com o passar do tempo, as coisas ainda começam a piorar. A neve começa a cair. O velho senhor, sem forças para sair do veículo e pedir ajuda, tende a fazer um esforço (mental) para continuar vivo. Mas ainda meio inconsciente devido ao acidente começa a ter alucinações e visões de sua falecida mulher, Ruth.

Na continuidade da leitura, paralela a essa, conhecemos outra história. Sophia, uma jovem comum. Jovem universitária, de arte e está prestes a se formar, e tenta apagar de sua vida de uma vez por todas a sombra de seu ex-namorado, um cara que não pensa em nada na vida, não sei um completo idiota. Então é convencida pela amiga a ir a uma festa de rodeio, mesmo sobre fortes argumentos de não ver sentido algum em ir a essa festa, que nem o seu estilo faz. Luke é ótimo um caubói montador de touros e muito conhecido na região, por um grave acidente já sofrido pela profissão, há algum tempo atrás.
Vive em uma grande fazenda com sua mãe, e desde que perdeu o seu pai é o chefe da família. Sophia e Luke, se conhecem nesta festa de rodeio, e o clima de atração entro os dois é absolutamente mutuo. Confesso que cada um a sua maneira.

Entre conversas, eles vão se conhecendo mais, e se gostando mais, também.
Porém, Luke esconde um segredo que poderá modificar totalmente o destino de ambos.
Quer saber como o destino unirá estes personagens? Apenas aconselho você a ler o livro e surpreender-se com um desfecho agradavelmente bom e até surpreendente.

(...) Uma coisa é declarar seu amor por alguém, outra muito diferente é aceitar que amar essa pessoa exige que você sacrifique os próprios sonhos.

O livro é narrado sobre várias perspectivas, alternando com Ira, Sophia e Luke.

Os capítulos ditados por Ira são mais lentos e detalhistas. Ele conta toda a sua vida em diálogo com sua esposa, desde fatos que ocorreram há anos atrás. Passando por momentos bons e difíceis, até chegar aos últimos dias da vida da amada e até pós isso. Pode ser um pouco cansativo, mas fará toda a diferença no final, pois temos uma visão do envolvimento de toda a vida desse casal. Histórias de vida como, da caxumba mal curada de Ira durante a guerra, o que lhe rendeu a infertilidade e o amor de Ruth. Na leitura vocês saberão como isso pode “abalar” o relacionamento de ambos, já que os dois nunca puderam ter filhos.

Nas narrativas de Sophia e Luke, confesso que eu leria tranquilamente mais 200 páginas do relacionamento deles. (atenção, não entenda que a parte do Ira é chata) Mas a paixão que nasce entre eles é linda.

Veja que o livro vai apresentar um amor já vivido e concluído, já que Ruth está morta, e um amor que está começando.

Infelizmente não posso comparar esse livro com outras leituras do Nicholas, pois esse é meu primeiro livro, mas eu adorei. Não sofri como muita gente sofre com livros dele, e nem tô com vontade de matar o autor. Acredito que isso seja bom (rsss).


Esse livro entra para categoria do #DesafioLiterário2015

Um livro de um autor popular que você nunca leu



Percepção do Filme!

Lançamento (2h19min
Dirigido porGeorge Tillman Jr.
ComScott Eastwood, Britt Robertson, Alan Alda...
GêneroDrama , Romance
NacionalidadeEUA

Tenho que começar dizendo que tô apaixonada!
Luke é delicioso demais!!!
Ira é uma encanto de pessoa!

O filme teve estreia dia 30/04, mas só consegui assistir 04/05 e valeu a pena esperar ver o lindo Scot nas telonas.

Já assisti filmes baseados em livro de Nicolas Sparks, mas como disse na resenha esse foi o o primeiro livro que li, então só agora posso me basear no livro e no filme. Confesso que eu achei esplendido. Isso mesmo, o livro é maravilhoso e o filme é bem fiel ao livro. As mudanças do filme não é daquelas que deixam o espectador/leitor indignado por não estar fiel ao livro. O livro tem narração contada ora de um casal, ora de outro. Não teria muito sentido se fosse assim no filme, então no filme é possível acompanhar o passado de Ira pelas cartas que Sophia lê para ele e pelas lembranças do mesmo. 

Esse momento em que as histórias se cruzam  me deparei com um velhinho, sozinho, solitário e meio ranzinza, mas é logo desarmado pela audácia de Sophia. Essa mudança foi perfeita!!

O filme foi uma fiel ilustração do que eu imaginava. Dois amores, duas paixões vividas em tempos diferentes. Tão iguais e tão diferentes, cada uma em sua maneira.

Uma Longa Jornada é um filme belo e delicado que expõe o quanto devemos aproveitar quando o amor verdadeiro surge à nossa frente, independente das dificuldades e dos sacrifícios que devemos fazer.

Então se você tem medo do tio Nicholas, pode ler e ver esse filme sem medo. 

Me diverti, me emocionei, e refleti sobre os valores que a vida lhe faz passar.


TRAILER



Trilha Sonora Oficial:

Wildfire – Seafret
Blue Eyes – Middle Brother
Sleep With A Stranger – Nikki Lane
Learn It All Again Tomorrow – Ben & Ellen Harper
Backwoods Company – The Wild Feathers
I Feel a Sin Comin’ On – Pistol Annies
Oh, Tonight – Josh Abbott Band (feat. Kacey Musgraves)
Show Pony – Black Pistol Fire
Dancing to the Radio – Adanowsky
Love Like This – Kodaline
Desire – Ryan Adams


Músicas dos trailers:
Banks – Wating Game (Official trailer)
Hozier – Work Song (Official trailer)


Encontre-me

Posts relacionados

2 comentários

  1. Estou MALUCA para assistir esse filme, mas o cinema da minha cidade infelizmente não colabora e atrasa pra caramba a estréia de filmes que não sejam super aguardados tipo Os Vingadores.
    Adorei a resenha, fiquei com a expectativa maior ainda!
    beijinhos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, que bom que te animamos e que pena que vai demorar para chegar aí, mas assim que chegar, corra!! Vale mesmo a pena!!!

      Um beijo e obrigada pela visita!!!

      Excluir