10 dicas para se concentrar na leitura


Você tem dificuldade em se concentrar em um leitura? Veja 10 dicas que podem te ajudar a começar e terminar uma leitura até o fim! Confira!






1 – Desligue TUDO!: Quer ler e se concentrar de verdade. Então Desligue tudo. Como querer se concentrar com o computador, o rádio e a TV ligados ou "pior" o vicio em celular. Nada pior do que ler e responder o grupo que não para 24hs, não é mesmo? Claro, que tem gente que é capaz de ler escutando musica no volume máximo em seus fones. Mas pra manter o foco na leitura é necessário “esquecer” de tudo isso.








2 – Esteja confortável: Ai minhas costas, meu braço, minhas pernas. Passo mais tempo procurando uma posição confortável pra ler do que lendo.


O melhor jeito é sentar-se numa mesa e apoiar o livro! #TaBom... acho que quem le assim é a minoria. Mas procure uma maneira que você se sinta melhor, mesmo que a mais indicada não te acomode muito bem. 












3 – Defina metas: “hoje vou ler 10 páginas desse livro”. Prometeu? Então, tente cumprir! Assim você terá mais força de vontade para continuar a progredir na leitura. Quem sabe de 10 páginas, você estará lendo 50.




4 – Saiba mais sobre livros: Blogs literários estão aí para isso! Grupos literários e nada melhor... Aquele velho bate papo com pessoas que gostam de livros. Aproveite para conhecer novas opiniões e pedir dicas de leitura. Você passa a conhecer novos livros, gêneros e quem sabe nessas descobertas você adquire uma curiosidade maior. As vezes você não se concentra pois não está lendo o que gosta.

5 – Leia o que te interessa: Muitas pessoas leem um livro até o fim, mesmo não gostando do mesmo. Eu, diferente de muitas pessoas, largo uma leitura fácil, fácil. Não consigo dar continuidade em algo que eu não estou gostando. Não me prendeu, parto pro próximo. Quem sabe seja isso que esteja te impedindo de engatar em uma leitura. Se você é superfã de romances e dramas, procure livros com esses temas, isso vai te prender mais à leitura!



6 – ILUMINAÇÃO!:  luz é uma aliada superimportante para a concentração. Procure ler nos horários de luz natural, ou seja, durante a manhã e à tarde. Se você só puder ler durante a noite, lembre-se que a lâmpada não pode ser potente ao ponto de fazer contraste com as folhas do livro.


7 – A distância exata: Um dia, levei minha mãe no oftalmologista e ele mediu a distancia do óculos, para um livro em sua mão. EU muito curiosa perguntei o motivo da medição. Me explicou que o livro deve estar a cerca de 50 cm dos olhos, para que você consiga focar as palavras, sem forçar as vistas. Se você ler em uma distancia diferente dessa, ou esta sentindo dor, incomodo ou ardência nos olhos. Procure um oftalmologista com urgência.

8 – Leia um Capitulo inteiro: Se você tem dificuldade de engajar em um leitura, nada pior do que voltar a pegar um livro e ter parado na metade de um capitulo. Possivelmente você terá que ler desde o começo do capitulo. E com certeza você vai detestar isso.

9 - Crie o hábito: Evite ler em um horário diferente a cada dia. Quando você cria o hábito da leitura fica mais fácil “parar tudo” para se dedicar à algumas horinhas com as palavras. 

10 – Pratique exercícios: Com certeza os exercícios físicos ajudam não só a definir o corpo, mas também a focar e concentrar mais em suas atividades. 





Gostou? Se identificou em alguma dica...
 Comente!

4 comentários :

  1. Respostas
    1. Que bom que vc gostou das dicas!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Olá!
    essas dicas são excelentes para os que estão começando e ainda não conseguem terminar o livro em um dia. Muitas pessoas não entendem a parte do exercicio mas ele é importante mesmo, quando mais vc se exercita mas o cérebro tem energia pra passar tempo lendo!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tabatha!!! Concordo com tudo que vc disse!!!

      Obrigada pela sua visita!!!

      Excluir