Resenha Antes de Morrer - Livro x Filme


A Dramática chegou... e trago nada mais nada menos do que lágrimas!

Algumas pessoas já viram o filme Agora fico bem, mas poucas pessoas sabem que ele foi baseado no livro Antes de morrer.

Então eu pesquisei e antes de assistir o filme li o livro.

Confiram!!!


SINOPSE - Antes de Morrer - O livro começa com um desejo. Nada muito complicado. Tessa, a jovem a quem restam apenas alguns meses de vida, quer ter relações sexuais antes de morrer. E quer também conduzir "às escondidas", experimentar drogas, roubar coisas de uma loja... viver o tempo que resta!

Cumprir cada item da lista das 10 coisas a fazer antes de morrer torna-se assim a única ambição de Tessa perante o seu imutável destino.
Agora fico Bem é por isso um romance brilhante, comovente mas curiosamente cheio de vida. E mesmo partindo de um tema doloroso, passado com leveza e doçura, é um texto verdadeiro e tocante, sem ser piegas.


LIVRO: Leucemia linfoblástica aguda, câncer em estágio avançado. Câncer! É essa a doença que tem Tessa Scott, e ela só tem 16 anos, morrer é a certeza que todos temos, mas ela tem certeza de que vai morrer pela sua doença, ela não irá se curar. Os médicos já disseram que os medicamentos irão ajudar a ter um pouco mais de vida, mas não a cura!
Tudo o que Tessa deseja é aproveitar o pouco de tempo que lhe resta. Viver a vida da maneira como se fosse uma pessoa saudável, mesmo com limitações físicas e cronológicas.

Decidida, ela irá colocar em prática sua lista de desejos antes de morrer. Essa lista contem alguns itens como: Sexo, responder sim a tudo durante um dia, usar drogas (que não seja seus medicamentos), fazer algo ilegal....


"Talvez eu já esteja morta. Talvez seja simplesmente assim que vá ser. Os vivo continuarão em mundo - tocando-se, caminhando. E eu continuarei neste mundo vazio,batendo sem fazer barulho no vidro que nos separa."






O pai da Tessa é um herói, largou tudo na vida para dedicar-se ao tratamento da filha. Ele é como uma mãe, pois a mãe mesmo de Tessa abandonou a familia quando a jovem era criança, tendo seu pai que criar ela e seu irmão mais novo. É muito bonita a relação dele com ela. E várias vezes ele fica desnorteado e preocupado com as ações geradas pela lista da filha, ficando sem saber ao certo o que fazer.

Em determinado momento Tessa conhece Adam, seu vizinho, e que passa grande parte dos momentos ao seu lado, ajudando-a com sua lista, inclusive. No começo Adam parece ter um pouco de receio em conviver tão perto de Tessa, pois tem medo de se apaixonar pela jovem que tem pouco tempo de vida.

Jenny Downham levou dois anos e meio para escrever Before I Die, o interessante dessa leitura é que a autora quis passar um lado verdadeiro da história, uma adolescente normal, com desejos, rebeldia, enfrentando a morte sem aquela depressão toda. É um livro realmente muito bom.

FILME: Não gostei da adaptação, o que não significa que eu gostei do filme.

Com a adaptação algumas coisas foram mudadas, muitas coisas cortadas, e o que eu nunca gosto que aconteça em uma adaptação: A ordem cronológica é modificada.

No livro existe uma entrevista que ela dá pra uma radio que no livro tá lá no meio, e o filme já inicia com essa cena. 

Uma coisa super importante da lista dela foi completamente modificada... Envolvendo a atitude de Tessa e sua vontade... 

Sem falar que no filme eu achei a mocinha muito "grossa"... No livro ela é  mais calma e gentil.

Mas como disse é um bom filme, mas pra entender algumas coisas só mesmo lendo o livro!



As últimas frases do filme dizem “Nossa vida é uma série de momentos. Cada um, uma viagem para o fim. Desapegue-se”, que transmite que não devemos nos apegar as coisas, nem a rivalidades, pois nossa vida é passageira, não volta e quando nos dermos conta está perto do fim.

Encontre-me

Posts relacionados

0 comentários