Resenha: O fio das missangas



Olá, Leitores!!


As Fronteiras entre a prosa, a poesia e a história

#DesafioLiterário2015
Categoria: Livro de contos

A missanga todos a veem.Ninguém nota o fio que,Em colar vistoso, vai compondo as missangas.Também assim é a voz do poeta:Um fio de silêncio costurando o tempo.

Lido em: Maio de 2015
Título: O fio das missangas – contos
            Autor: Mia Couto
           Editoras: Companhia das Letras 
           Ano: 2009  



A história ou estória dos degradados numa sociedade desafortunada e bipartida pode e deve (se houver engajamento) ser tema da obra de um autor – se cânone então for, é quase obrigação.
Somando-se a essa real e possível fórmula narrativa, a figura feminina silenciada na história da humanidade, tem-se como devir o vislumbre de uma distopia.
Tido e consagrado como autor que dá voz a construção identitária de uma nação, Mia Couto, autor moçambicano, substancia suas narrativas com existências ora abstratas, ora históricas, ora sofridas de um povo esvaziado e preenchido pelo mundo escravocrata que dissolveu, dividiu, afastou e fez desconhecer a ideia de identidade africana, seu espaço, seus costumes e tradições – ideários do Pan-africanismo.
E nessa obra que reúne 29 contos trabalhados como missangas de uma história para além da que conhecemos, Mia Couto consagra o título de “fabricador de ilusões”.
São histórias que nos revelam o íntimo de um povo que viveu a colonização muito diferente da nossa – processo que se estendeu por anos a fio -  conheceu a guerra civil como resultado da briga pelo poder e teve a natureza animal, vegetal e humana devastada por preconceitos, conceitos e despeitos.
Prosador e poeta, Mia Couto dá vida a um propósito: abrigar cada ser humano na sua incompletude, desencontros e sonhos não realizados. São histórias curtas, mas de significado ímpar.
Mergulhe nas histórias das literaturas africanas de língua portuguesa e descubra a história que os livros didáticos não revelam!!!


2 comentários :

  1. Adorei sua resenha >< adorei seu blog e tomei a liberdade e te indiquei a uma Tag em meu blog, vou ficar muiito feliz se responder ><
    http://vemmoda.blogspot.com.br/
    Sucesso Beijinhos ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana!!!

      Obrigada pela visita, vamos dar uma olhadinha na Tag!!! :)

      Excluir