Resenha: Risco Calculado




Oi, Leitores!!!

Vocês nem imaginam como estávamos ansiosas para falar sobre esse livro... Acho que vocês já sabem o quanto somos fãs da Elaine Elesbão... Vamos embarcar conosco nessa história surpreendente?


Lido em: Outubro de 2015

Título: Risco Calculado
Autora: Elaine Elesbão
Editora: Tribo de letras
Gênero: Drama/ Erótico/ Ficção/ Romance/ Suspense e Mistério
Ano: 2015
Páginas: 254

Quando Valentina completou doze anos, seus pais a entregaram a um padrinho para que ela pudesse receber uma boa educação e desfrutasse de uma vida melhor.
Os anos se passaram e Valentina se transformou em uma bela mulher. O seu padrinho, Hugo, sempre tão atencioso, tornou-se a sua grande paixão e em seus braços ela descobriu o prazer.
A questão é que Hugo Rosenthal, que utiliza o sexo como forma de demonstrar força e superioridade, sente um amor doentio por Valentina e é capaz de qualquer coisa para não perder o domínio que tem sobre ela.
Determinada a conquistar a sua independência e a trilhar o seu próprio caminho, Valentina elabora um arriscado plano e foge, mas sabe que o seu passado não a deixará em paz. Conhece muito bem Hugo e os métodos que ele utiliza para conseguir o que quer e teme que o pior aconteça.
Enquanto Valentina luta para chegar ao seu propósito, conhece Max, um doce e gentil veterinário, e todas as suas certezas são abaladas. Se o sexo para ela já foi jogo, armadilha, dominação, o fundo do poço... Com ele é abrigo, aconchego, paz, plenitude, lar.
Risco Calculado é uma história de amor, de vários tipos de amor, mas é também uma história de ódio. E quando esses dois sentimentos se confundem ou se confrontam tudo pode acontecer...
Entregue muito nova para ser criada com o "padrinho", Valentina foi educada, alimentada, bem vestida e teve tudo do melhor em sua vida, bem diferente de se tivesse vivido com seus pais biológicos. Os anos se passam é o interesse desse homem não é mais entre padrinho e afilhada e sim de homem e mulher, e o envolvimento de ambos é inevitável. Valentina ainda é uma menina ingênua, que o mundo se resumia ao interior onde morava e agora a casa de Hugo. Nada mais! Afinal, ela estudou apenas com professores particulares, tendo aquela enorme casa como o seu único e conhecido mundo.
O crescimento de Valentina é dado com o seu amadurecimento, sua curiosidade e incomodo por se sentir em carcere privado. Hugo de todas as formas tenta driblar as incessantes tentativas que ela tenta para convencê-lo a permitir que ela viva as coisas que tem vontade. Por fim, com um jeitinho Valentina convence que ele permita que ela faça o que deseja: Curse uma faculdade, vá ao shopping... Coisas simples para nós, mas que para ela cada uma delas significava uma grande conquista.

A vida dessa menina mulher ganhará um super UP quando Valentina definitivamente cansada de tudo o que tem que passar. Afinal, Hugo está se mostrando um homem amargo, bruto, rude, asqueroso, medonho, possessivo, manipulador, ardiloso, inescrupuloso... Podemos continuar até não obter mais caracteres e até criar novos adjetivos para ele.

Uma fuga, é isso. Se ela não fugir daquele lugar, não saberá como poderá sobreviver com aquele homem. E é isso que acontece...


O que ela não planejou e não poderia jamais imaginar acontecer, era outro homem cruzar o seu caminho. Max, um homem simplesmente educado, carinhoso, gentil, fofo, dramático, mas que tem sempre uma palavra e um ombro amigo... Ahhh e o melhor de tudo, sempre dá um jeito de arrancar um sorriso dela... Onwwt #InLove

Max tem um lado que ela não conhecia em um homem. Simplicidade e nada de cobrança ou controles... Talvez algo "normal"! Max traz para vida de Valentina algo que ela nunca teve: leveza....

Mas como falamos, um relacionamento não estava nos seus planos, afinal qualquer pessoa que se aproximar dela pode correr sérios riscos. 

O livro nos é apresentado de uma forma diferente... Capítulos que vão se alternando com o presente e o passado de Valentina, até que chega o momento onde eles se cruzam... A sua vida, os acontecimentos são revelados aos poucos e durante esse tempo com certeza você irá criar as suas expectativas, deduções, interpretações e dúvidas...

Nós sempre fazemos isso quando estamos lendo livros da Elaine, ficamos dizendo em que parte estamos e o que pensamos sobre tudo o que está acontecendo... E nesses papos ela sempre nos fez uma pergunta para ser refletida durante e no final da leitura...

Quem contou a história: Amor ou Ódio?







Diferente de muitos livros que eu li, Risco Calculado primeiramente me atraiu sem sombra de dúvidas pela capa MARAVILHOSA, depois pela sinopse intrigante. No começo cheguei a imaginar um livro de romance hot, depois um drama, um mistério, e por fim, eu o classifico como um suspense. Não que o livro seja uma metamorfose de gêneros, mas é simplesmente um livro riquíssimo de conteúdo. Muito mais que envolvente, cativante e misterioso... O livro é simplesmente viciante. Não digo isso por ter parceria com a autora, mas o livro foi escrito em dois tempos: passado e presente. Por diversas vezes, me vi pensando em "pular" um capítulo (e voltar depois, claro) e ler o que acontecia, mas assim que iniciava o capítulo subsequente já estava envolvida.

Tensão, amor, suspense, ódio, abusos, paixão.
Uau, não é fácil juntar tantos temas em um único livro e não se atrapalhar. Mas a Elaine Elesbão, conseguiu tudo isso de uma forma clara. O livro não tem furos... Mas confesso que eu queria outro, ou quem sabe mais 10 páginas. (adoro)
Risco Calculado foi escrito para atrair e vivenciar a história conturbada de uma personagem que tinha tudo para ter um desfecho previsível, mas o que a autora fez, foi surpreender a cada linha escrita. Ouso dizer que o livro pode ser dado como reflexão para situações realistas. E quanto a pergunta feita pela autora, acho a palavra ódio muito forte... mas em Risco Calculado, para mim, a história foi contada pela VINGANÇA. #Perfeito
Milagrosamente consegui cumprir uma categoria do meu #DesafioLiterário2015 

Categoria: Um livro que se passe em sua cidade natal (Só você Elaine para escrever um livro que se passe em Brasília kkkk Me senti fazendo um tour, afinal conheço todos os lugares)




Risco Calculado é daqueles livros que simplesmente você não respira quando está lendo... É impossível não realizar milhões de conjecturas a cada parágrafo lido. Uma história que te faz pensar, refletir, julgar, amar, odiar, desejar vingança, acolher, confortar... É um livro cheio de sentimentos, mas com muita razão também... Hugo apesar de opressor da Valentina, deu a ela algo que ninguém poderia tirar dela: conhecimento e desenvolvimento da sua inteligência. Eu sempre digo a Elaine, adoro a forma como ela escreve sobre mulheres fortes, apesar de todas as adversidades passadas, mulheres alegres mesmo que elas sejam cheia de motivos para serem tristes. A história nos mostra perfeitamente que podemos tentar mudar a nossa história, que somos os principais mediadores da nossa vida... Quando fui alcançando os últimos capítulos adotei a prática que todo leitor viciado e curioso aplica: só durmo quando chegar ao final. E valeu muito a pena, um final que me surpreendeu e me encantou... Refleti e muito sobre a pergunta que ela tanto me fez, e diferente da Luana, acredito que essa história foi contada pelo amor... O amor que tudo supera, o amor que move montanhas, o amor incondicional. Poucos livros me trouxeram sensações tão divergentes durante a leitura, poucos livros me fizeram pensar e refletir, poucos livros me fizeram resignificar verdades tão fortes em mim. E Risco Calculado é um desses livros.



A Mara anda bem viciada nas trilhas sonoras dos livros... Por isso ela criou duas playlists para quem quiser, escutar as músicas citadas pela autora durante a história... Basta acessar o YouTube ou o Spotify e se deliciar...


Gostou desse livro? Deixe seu comentário.



Posts relacionados

6 comentários

  1. Luana passou a semana com esse livro e dizendo que estava amando... eu to ate curiosa pra ler.. ME EMPRESTA... quero ler... essa capa realmente é fantastica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é perfeito o livro. Vou pensar no empréstimo rs

      Excluir
  2. Luana ficou falando desse livro a semana inteira.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda... Valeu a pena ficar falando dele né rs

      Excluir
  3. Uma ótima resenha para um livro excelente da Elaine Elesbão, que nos brinda, mais uma vez, com seu talento de criar histórias envolventes.
    Grande abraço.

    JM Alvarez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alvarez!
      Elaine sempre nos surpreendendo com suas histórias incríveis!

      Excluir