Trilha Sonora dos Livros


Oi, Leitores!!!

De uns tempos para cá, adquiri um novo e delicioso vício... Criar no meu Spotify a Trilha Sonora de cada livro que vou lendo...

E aí o que faço, cada vez que pego aquele livro, plugo meus fones e começo a viajar na história..

Isso para mim, permite trazer os sentimentos dos personagens a tona... Consigo sentir o mesmo que eles... Sem contar a oportunidade de conhecer novos artistas, músicas, e estilos musicais...

E nós aqui no blog, adoramos falar dos nossos vícios e também compartilhar as nossas experiências com vocês. Nunca tinha atentado em ouvir as músicas junto com a leitura, simultaneamente ou não... 

Mas aí, quando a Luana me indicou para ler Cante para eu dormir, lembro bem dela me dizendo: "quando chegar no capítulo tal, coloque essa música" e me mandou um link... Depois de ter vivenciado essa emoção, nunca mais deixei de escutar as músicas durante a leitura...

A música é algo extremamente presente na minha vida, acho que só não escuto música quando estou nas aulas, afinal preciso escutar os professores, mas até quando estou estudando, tenho playlist específicas para tal.

Acho que quando leio e escuto as músicas citadas pelos autores, eu simplesmente consigo trazer para mim os sentimentos dos personagens (isso aconteceu e muito na minha última leitura), consigo embarcar mais ainda em todas as sensações.

Mas antes eu apenas escutava as músicas... Agora não, deixo as playlists salvas no meu celular e computador e sempre que a vontade vem, eu começo a escutar e a viajar... Relembrando sentimentos que tive durante a leitura, da história, dos personagens.

E aí quis muito entender o que se passa na mente dos autores para pensar tão cuidadosamente nas músicas... E por isso conversamos com a Vivi Cordeiro, com o objetivo de entender esse processo vivenciado pelo escritor. Vamos conferir o que ela contou para gente?

Três Leitoras - Qual sua relação com a música?



Desde sempre gostei muito de música. Gosto da maioria dos estilos, e claro, tenho os meus gêneros preferidos, como o Rocky, Indie Rocky, música romântica no estilo Sam Smith, Elton John, John Legend, Sting, Nora Jones, entre outros. Também gosto de música clássica, principalmente as que tem violino como órgão principal.
A música me inspira, demostra meu estado de espírito, e move o meu dia. Já dizia o velho ditado " Quem canta seus males espanta", então pra mim música é positividade, música é vida.







Três Leitoras - Por qual razão utilizar as músicas e qual seu objetivo com isso?

Amo ler livros com trilha sonora., e por esse motivo na minha escrita não poderia faltar. Acredito que a música faz o leitor entrar ainda mais no clima da história, sentir o momento, viajar ainda mais fundo no romance, ou até mesmo na tristeza vivida pelos personagens. No meu trabalho como escritora, a música é o complemento do meu texto, as vezes me faltam palavras para expressar o que o determinado personagem quer dizer ou transmitir naquele momento e a música cai perfeitamente , trazendo em sua melodia e letra tudo o que eu não soube escrever.

Três Leitoras - Qual o processo de escolha das músicas?

Geralmente procuro pela letra perfeita, aquela que vai dizer o que meu personagem quer passar, e se a melodia bate com o que procuro ela é a escolhida. Muitas vezes escuto a mesma música diversas vezes quando ela faz parte daquela cena em que estou trabalhando, ou aquela música que combina com o casal. Ela é sem dúvida o portal para minha entrada no mundo dos meus personagens. E se ela me faz sentir isso não tenho mais dúvidas, as vezes encontro a letra ideal, mas a melodia não combina, ou não tem a ver com o que quero no momento, então minha busca continua pelas playlists a fora.
Não posso deixar de mencionar que, procuro sempre no estilo que gosto de ouvir. Mas, também não é por isso que não procuro por músicas novas, estilos novos, como eu disse anteriormente gosto de tudo um pouco, e é nessa busca da música perfeita que hoje tenho em minha playlist particular, músicas que amo de paixão e as descobri procurando para o livro. As músicas são minha fonte de inspiração e é fundamental para o meu trabalho.
Então, meu processo de escolha depende muito de feeling, é sentir na pele , e quando acontece a mágica da música te escolher e você escolher a música, é o casamento perfeito.

Então decidi compartilhar com vocês algumas das play que tenho no Spotify (que inclusive é um aplicativo que recomendo para todos)... Sintam-se a vontade para segui-las...


Tudo por Você (Resenha aqui)


O Livro do Sossego (Pinturas no nosso Instagram)




Surpreendente (Resenha em breve)

Risco Calculado (Resenha aqui)


No blog, temos música, você já deve ter percebido... Caso queira nos indicar alguma ou pedir a trilha sonora de um livro específico, é só deixar seu pedido nos comentários.

Beijinhos e até mais!!!

4 comentários :

  1. Ficou linda a matéria, Mara. Parabéns!!
    Obrigada por me convidar a fazer parte deste projeto. É sempre mto bom participar das matérias do Três Leitoras. E saiba que tenho o maior carinho por este cantinho...Bjs e sucesso sempre!

    Vivi Cordeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi! Fico muito feliz que tenha gostado! Vc é uma parceira muito especial!!! Obrigada por estar sempre aqui conosco! :)

      Excluir
  2. Oi Mara,

    Primeiro obrigado pela visita e o comentário no Rascunho, espero que você goste do filme xD

    Quanto ao post, até gostei das músicas citadas mas, sou mais conservador as melhores trilhas sonoras para mim são as clássicas, como a de Star Wars, Super Man, Indiana Jones e Rock II.

    Um abraço, e parabéns pelo blog tão legal.

    Alessandro Bruno
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandro!

      Os clássicos são muito bons mesmo!

      Obrigada pela sua visita!!

      Excluir