Resenha: Os 13 Porquês

Olá leitores!

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Este é um tema complexo e recheado de questionamentos, sem respostas o suicida sempre leva consigo segredos e deixa muitas incógnitas para quem fica, mas não neste caso...

Hanna Baker cometeu suicídio, não há como voltar atrás, mas ela queria que certas pessoas soubessem o porquê desta atitude drástica, porém como ela fará isto se já não está entre nós?!?!



Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito.


Hanna deixou 7 fitas cassetes gravadas por ela contado os porquês da sua atitude, cada lado das fitas é sobre uma pessoa e quando Clay Jensen recebe o pacote com as fitas é que a trama começa e a nossa agonia também!

A leitura é rápida e as peças vão se encaixando conforme as fitas vão sendo escutadas, a vontade é devorar o livro para descobrir o verdadeiro porquê!

Eu queria contar tudo pra você. E isso machucava, porque algumas coisas eram assustadoras demais. Algumas coisas nem eu entendia. Como poderia contar a alguém - alguém com quem eu estava conversando pra valer, pela primeira vez - tudo o que eu estava pensando? Eu não conseguia. Era cedo demais. Ou, talvez, fosse tarde demais.

A autora não defende e nem critica o suicídio, acredito que a mensagem que ela quis passar é de que devemos ter um olhar mais atento para as pessoas e ter cuidado com nossas atitudes e principalmente nossas palavras, o que pra mim pode ser banal, pra você pode ser a gota d’água!



Lido em: Maio de 2016
Título: Os 13 Porquês
Autora: Jay Asher 
Editora: Ática
Gênero: Ficção
Ano: 2009
Páginas: 256


0 comentários :

Postar um comentário