Resenha: Boa Noite


Oi, Leitores!!!

Sabe aquele livro que você compra, sem fazer ideia de qual história ele traz e só comprou pela insistência de um amigo? Boa Noite da Pam Gonçalves entra nesta categoria para mim.
O melhor de tudo é que eu não esperava muito da história, mas fui surpreendida de uma forma tão positiva, que virei uma admiradora da Pam. Primeiro, pela sua escrita, que me envolveu completamente e segundo pela coragem em abordar temas polêmicos.

O livro é pequeno e a leitura é super rápida (no meio da minha rotina louca li ele em dois dias), porém não deixa de nos trazer reflexões fundamentais e importantes para a vida.

Alina acabou de completar o ensino médio e irá cursar Engenharia da Computação, além da decisão de qual curso queria, ela tomou uma decisão muito maior, ela quer deixar o seu passado para trás, quer exercer mudanças em sua vida, ela está decidida a ser mais firme, menos apagada, menos da nerd tímida que sempre foi, ela quer ser mais ela, ela quer se descobrir.

Então, ela muda de cidade, vai morar em uma república e assim está pronta para enfrentar a sua nova vida. Ela tem consciência de que as coisas não serão fáceis e simples e de cara o primeiro baque que leva é o fato de estar em um curso predominantemente masculino e perceber que a maioria dos colegas e professores acreditam que mulheres não sabem lidar com números e assim Alina se une as outras garotas da turma para mostrar o quanto eles estão errados.

E aí muita coisa boa acontece para ela, Alina faz grandes amigos, além das meninas da sua turma, a galera da República das Loucuras fará de tudo para integra-la ao grupo e assim ela descobre um sentimento que antes ela só sentia ao lado da sua família, o sentimento de pertencimento.

O livro irá abordar algumas temáticas bem importantes, como: bullying, homofobia, preconceito racial, machismo, diferença social, assédio sexual e violência contra a mulher (psicológica e física) dentro da realidade de um ambiente universitário (estudos, festas e relacionamentos).

Mesmo não tendo aprofundado tanto nas temáticas, acho que a autora deixou o alerta sobre essas situações, mostrou a realidade e tudo isso sem pinceladas de contos de fada. (Já disse muitas vezes o quanto amo histórias que se aproximam da realidade.)

Foi uma leitura que me deixou muito feliz ao conclui-la e com certeza recomendo a leitura dele para vocês.

Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos umas das outras,não serão os homens que o farão por nós. Juntas somos muito mais fortes.
Lido em: Janeiro de 2018
Título: Boa Noite
Autora: Pam Gonçalves
Editora: Galera
Gênero: Romance/Jovem Adulto/Nacional
Ano: 2016
Páginas: 240

Encontre-me

Posts relacionados

21 comentários

  1. Olá!
    Eu admito que já conhecia o livro e me interessei em ler pelo fato da protagonista estudar informatica em meio a vários homens e tal, porque passei por isso também, mas eu tinha esquecido completamente desse livro!!!
    Muito bom vir conferir sua resenha por acabei lembrando.
    Bom saber que curtiu a leitura. Me dará mais impulso de ler logo!!! :D
    Parabéns pela resenha!!

    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!!! Espero que vc curta a leitura tanto quando eu!

      Excluir
  2. Gosto de livros que nos fazem refletir, assim como amo leitura rápida, ainda mais quando ele aborda temáticas tão importante como as que você mencionou serem tratadas neste livro e tudo sem romantização, a verdade nua e crua.
    Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mara,
    Apesar de conhecer o livro, não tinha ideia sobre o que falava, confesso que fiquei bastante surpresa com a temática e os temas abordados no livro. Acredito que graças a sua resenha, Pam ganhou uma vaga na minha estante.
    Adoro leituras que trazem a realidade a tona, acho que por mais que fantasias sejam maravilhosas, não podemos fechar os olhos para o que nos cerca diariamente.

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly! Realmente, a gente vê o livro e nem imagina que ele abordará essas temáticas e concordo com vc, fantasia é maravilhosa, mas livros que abordam temáticas reais ganham meu coração!

      Excluir
  4. Olá!
    Eu acompanhava o canal da Pam Gonçalves, mas ainda não conheço a escrita dela. Esse livro foi muito elogiado pelos leitores e quero muito conferir a forma como ela abordou esses temas dentro do ambiente universitário.
    Tenho certeza que vou curtir a leitura.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio!! Espero que vc leia e curta a história tanto quanto eu!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oiee Mara ^^
    Eu ainda não li esse livro, e confesso que até poucas semanas atrás, eu nem sentia tanta vontade de lê-lo. Mas andei lendo resenhas - a sua incluso - que me deixaram curiosa a respeito da Alina e da maneira como a Pam abordou assuntos tão polêmicos e "pesados". Quero ler logo :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, tomara que você curta a leitura tanto quanto eu, fico feliz em saber que minha resenha te incentivou a querer lê-lo!

      Excluir
  6. Eu gostei muito dessa leitura, assim como você, também fui surpreendida, o que me deixou pensativa é que a personagem no inicio era toda timida nerd, depois vira super festeira e tal, nada contra, obviamente, mas faltou desenvolvimento a respeito da personalidade dela, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Day! Na verdade, acho que ela escondia muito quem ela era e como ela estava na tal busca de ser diferente, isso não me incomodou tanto, mas entendo o seu ponto de vista!! Um beijão!!

      Excluir
  7. Olá, amo quando um livro nos surpreende, é uma grata surpresa neh? ainda não li esse da Pam, mas espero colocá-lo na listinha!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janiele!!!

      É maravilhoso ser surpreendida!!! Espero que você leia e curta tanto quanto eu!

      Beijão!

      Excluir
  8. Olá
    Ainda não conhecia a obra, mas achei ótima a sua resenha! Adoro livros que nos surpreende cada vez mais ao longo da estória. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, o livro é super bacana e vale a pena ler! Beijos e obrigada pela sua visita!!!

      Excluir
  9. Olá!
    São tantas resenhas positivas desse livro, que fico ansiosa pra poder també fazer parte desse time de fãs de Boa noite. Adorei sua resenha, aguçou ainda mais a minha curiosidade.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nizete, leia logo, espero que você vire fã também!!!

      Beijão!

      Excluir
  10. Tenho certa resistência com livros de youtubers, mas esse da Pam tem uma temática relevante, pode ser que eu dê uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, quebre essa resistência e dê uma oportunidade para a Pam!

      Beijão!

      Excluir
  11. Bacana os temas que ela trabalha na história, porém a premissa não me cativou. Adorei a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir