Resenha: Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo


Pessoinhas lindas do meu core...


Sabe quando você se junta pra ler com as amigas um livrinho bem pequeno em apenas 4 horas?

Isso mesmo que fiz. Apenas 200 páginas e algumas horas ... e um belo debate.

No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.


Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo

Nesta obra temos uma narradora, que vai contando ao leitor sobre sua primeira viagem com o namorado Jake e nesse embalo algumas lembranças da infância e de como eles se conheceram. Tudo já é um pouco sinistro desde o começo. Nisso ela conta que vem recebendo estranhas ligações de um homem desconhecido.

Imagem relacionada
Fiquei pensando que deveria contar a ele sobre o Chamado, mas não conseguia. Queria me esquecer disso. Contar a ele tornaria tudo mais sério do que eu queria que fosse. Isso foi o mais próximo que cheguei de lhe contar.

Em seu romance de estréia Iain Reid faz uma aposta arriscada, onde literalmente nada é o que parece. Durante a leitura, eu fiquei completamente perdida.

Sorte minha que estava lendo junto com umas amigas, que me ajudaram a entender o enredo.

O texto é bem escrito, mas a história é intrigante. Convidativa pra conhecermos o final, mas um pouco confusa. A conclusão é triste de mais de uma maneira, e o fascínio que a história é capaz de fornecer, seja positivo ou negativo, depende de quanto o leitor se permita pensar nela depois do fim.

RESUMO: Eu particularmente não gostei do livro. 


ATENÇÃO 
A continuação da resenha contém SPOILER... 
Mas é com ele que você vai entender o livro (depois de ler) 


Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo é, na verdade, um livro sobre a experiência da mente esquizofrênica de um homem.

O título, que à primeira vista parece ser sobre suicídio e que durante o livro passa a ser sobre o fim de uma relação, se revela sendo exatamente sobre a impressão inicial.

A maior parte do texto é uma invenção da mente de Jake, o verdadeiro protagonista. Seus pais, sua namorada (que nunca existiu), as estranhezas dos cenários, são todas fabricações tingidas pelas experiências de vida de Jake, que não passa de um zelador solitário que trabalhou por trinta anos numa escola, e que se suicida no local de trabalho.

Os trechos em itálico são as únicas partes que ocorrem fora da mente de Jake. Entretanto, dizer que elas são as únicas partes “reais” seria uma afirmativa incorreta, visto que o cenário criado no íntimo de Jake também possui legitimidade.

Imagem relacionada



Começou enrolado, confuso e amedrontador... Na metade: Um tanto chato, apenas com 60% de leitura a história começa a ficar interessante. No entanto, o final é tão idiota, tão sem nexo, tãooooooo "afferson", que pra mim deixou de ganhar estrelas e até perdeu uma por qualquer outra parte "legal".






Lido em: Janeiro de 2018
Título: Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo
Autor: Iain Reid
Editora: Fábrica 231
Gênero: Suspense
Ano: 2017
Páginas: 224




Encontre-me

Posts relacionados

14 comentários

  1. O título desse livro de cara me deixou curioso quando vi na livraria. Fiquei muito curioso mesmo! Tem um tom bem dramático que eu adoro. Quando comecei a ler a resenha imaginei que seria 5 estrelas para você e uai não foi minha surpresa?

    E me parece ser um livro com um enredo digno, muito bom de ser explorado.

    Que pena que não foi satisfatório para você.

    Bjão,
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei mega curiosa tbm quando li o titulo, pq eu amo um drama... mas me decepcionei.
      Fiquei triste com o final... bem triste

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Realmente a primeira vez que me deparei com esse título na livraria eu pensei de imediato que o livro se tratava de suicídio, especialmente porque eu encontrei na época em que estava comum esses tipos de livros, como os 13 porquês do Jay Asher, e O último adeus da Cynthia Hand, mas pelo que você falou, é algo totalmente diferente. Uma pena não ter sido uma leitura tão boa, mas apesar disso eu achei a premissa bastante interessante (é a primeira vez que vejo algo além da capa hahaha)

    Beijos,
    Raquel Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Se você se interessou pela história, não deixa de ler, a experiência pode ser diferente para você!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. A ideia é ótima! Na verdade haverá gente adorando esse livro!
    O que não foi nosso caso no Cross Read...kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi o nosso caso nem Miga... mas sem vc eu nem teria entendido kkkk

      Excluir
  4. Olá Dri!
    Jesus meninas kkkkkkkkkk que leitura de cão foi essa? Esses livros confusos são irritantes e cansativos, imagino o quanto ele seja tedioso para que vê de apenas duas estrelas para ele. Vou passar bem longe kkkk

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corra...é cilada Bino...kkkkk
      bem esse estilo

      Excluir
  5. "Afferson"???? AMEI!!!! huahuahua
    Não conhecia essa!!!
    Não conhecia a obra e como sou curiosa, li sua resenha toda....
    Adoro livros com essa temática. Embora tenha sido uma leitura meio "sem entender" pra você e "Afferson" no final ( sério, amei isso!! huhuuhhuhuahahua), eu vou bem arriscar essa leitura!
    Vou anotar sua dica! <3

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia e volte para me contar o que vc achou da leitura... Quero saber se vai ser "afferson" para você tb!

      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Olá! Gostei do termo "afferson" rsrsrs. A sinopse é intrigante né. Um pena a história ter se perdido, é tão frustrante quando a leitura não corresponde ao que desejamos, ainda mais quando estamos empolgadas. O engraçado é que você acabou atiçando a minha curiosidade rsrsrs Quem sabe eu leia um dia, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu esperava bem mais desse livro. Pena que ele te decepcionou tanto. A sinopse me pareceu intrigante. Acho que nem vou perder tempo então, afinal, minha lista está gigantesca e perder tempo com uma leitura "afferson" não dá, né? Hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Luana!
    Quando vi o título já fiquei mega curiosa, mas dei uma desanimada quando você disse que ele é confuso e com um final decepcionante. Acho que vou passar essa.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Ola Luana uma pena que o livro não atendeu suas expectativas, com certeza esse final confuso não me atrai, fiquei com a impressão que faltou mais clareza em toda história. Dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir