Maratona #MFPL

Oi, Leitores!!!

Como estão???

Hoje eu chego trazendo uma novidade em dose dupla!!!

O Três Leitoras se juntou com o queridíssimo Aquela Epifania para realizar uma Maratona Literária e, de quebra, sorteios super incríveis para vocês. 

O objetivo principal é abrir mão de qualquer preconceito literário e se jogar nas leituras. Vem ver o que a gente preparou e entender tudo isso!



Maratona Fora Preconceito Literário - #MFPL


Sobre a Maratona:

Não é novidade para ninguém que muitas pessoas têm preconceito com diversos gêneros literários. Algumas vezes, sem nunca nem mesmo terem lido! Seja por medo, ou por achar que lendo 'isto ou aquilo' parecerão menos inteligentes... Não importa o motivo, o preconceito literário existe e no mês de abril ele esteve em pauta em muitas páginas e blogs. 

Por acreditar que todo livro é importante e tem o seu espaço na vida do leitor é que nasce esta Maratona. #MFPL

Dava para fazer uma lista com os “excluídos” e “mal vistos”. Mas, como a ideia é uma maratona de apenas 20 dias, escolhemos 4 gêneros que, geralmente, reinam entre aqueles que segregam as leituras em “boas” e “não tão boas assim”...

São eles:

1 – YA (Jovem Adulto) – Acha que já passou da idade de ler um YA? Vem descobrir que mundo incrível tem aqui!!!

2 – AUTOAJUDA – “Todo livro ajuda” Georgakopoulos, Frini.
Todo. Mas, no caso aqui, vamos desengavetar aquele categorizado como “autoajuda” mesmo e que você passa longe sem nem saber do conteúdo.

3 – POESIA – Rupi Kaur, Amanda Lovelace e outras estão aí revolucionando a poesia com muita maestria. Mas isso não quer dizer que todo o restante é ruim. Ou, que elas não fazem “poesia de verdade”. Bora ler poesia!

4 – NACIONAIS (clássicos e contemporâneos) – Bora parar com esse discurso de que os clássicos são chatos e superestimados? Ou, que os contemporâneos são vazios e nunca chegarão aos pés dos estrangeiros?

Quando acontecerá a Maratona?

Do dia 14 de maio até 02 de junho

Para participar:
  • Marcar a hashtag: #MFPL nas resenhas, fotos, atualizações de leitura, twitter, ou qualquer post que fizer referente à maratona nas redes sociais
  • Preencher o formulário anexado na Bio do Ig e aqui
  • Monte sua TBR como você PREFERIR. Com um livro de cada gênero, 4 livros de um dos gêneros, 1 livro de um dos gêneros... Não importa. O importante é você escolher aquele(s) gênero(s) que você sempre acaba deixando de lado por algum motivo. Vamos passar por cima de nossos próprios preconceitos. OU, vamos ler aquele gênero que AMAMOS e que as pessoas costumam menosprezar e citar como "menos importante". Vamos contribuir mostrando o quanto eles são bacanas e significativos! Você quem escolhe! Vem com a gente!!!
  • Lá no início, falamos de sorteio né? Então fiquem de olho no Instagram dos blogs que em breve vamos contar a vocês como ele acontecerá... 
Observação:
  • Criamos um grupo no Facebook para que os participantes da maratona possam interagir, divulgar suas redes, compartilhar sua jornada, fazer novas amizades e, claro, incentivar o colega a avançar naquela leitura que ele acha que não vai rolar... Fora preconceito!!! Para participar, basta solicitar a entrada neste link aqui!
  • Mantenha seu perfil do Instagram sempre aberto para que possamos checar as fotos do andamento da Maratona, dar like, interagirmos...
  
VEM PRA MARATONA #MFPL!

Encontre-me

Posts relacionados

8 comentários

  1. Acho uma grande bobeira esse tipo de preconceito e achei super bacana essa iniciativa, mas senti falta de ver algum título religioso, sempre rola mor preconceito com quem lê este gênero, o que é uma pena, já que temos grandes títulos. Boa leitura a todos os participantes.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara.

    É muita bobeira ter preconceito literário. Na maioria das vezes o leitor perde várias histórias incríveis por causa disso. O leitor tem direito de não gostar da história, mas deixar o preconceito de alguns gênero falar mais alto é triste. Parabéns pela iniciativa do projeto e desejo muito sucesso.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei a ideia da maratona, acho que dos gêneros escolhidos eu não costumo ler Poesia. Mas é uma boa ideia para tirar essa impressão de que poesia é chata.
    Vou tentar participar.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ah que ideia de maratona bafônica. Pena que durante o período da faculdade fica difícil participar de uma, e agora também estou participando da do Geek Freak. Espero que muita gente participe <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. great post dear i like it,thanks for sharing & best wishes for you..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  6. Ola!

    Espero que todos que participarem tenham ótimas leituras, eu não participo porque sou péssima em seguir datas, mas espero encontrar várias resenhas e post sobre a maratona!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Excelente projeto! Gostei da iniciativa. Mas, devo dizer que não aprecio alguns dos gêneros, como poesia e auto-ajuda. No meu caso não vejo como preconceito, pois já li esses tipos de leituras. quando mais jovem lia e escrevia poesias, mas passei com o tempo a enjoar desse estilo. Simplesmente cansei. Nada contra quem ler, aplaudo de pé e apoio. O mesmo aconteceu com auto-ajuda, lia muito, mas enjoei. Acho que foi a chegada da velhice..rsrs Assim como a gente muda de paladar com o tempo, posso ter mudado de gosto literário.
    Parabéns pela iniciativa, sucesso pra você!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Achei uma maratona muito válida e a descrição dos gêneros escolhidos são perfeitas. Esse ano estou participando da minha primeira maratona, a de outono, então não vou me comprometer com mais, mas gostei muito dessa, uma pena eu só ter visto a postagem agora, queri participar.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir