A Bienal está chegando, quer algumas dicas?

Oi, Leitores!!!

Ano passado foi a minha primeira Bienal e quando decidi ir conversei com várias amigas que já tinham ido para saber como me programar, afinal estava saindo de Salvador para o Rio de Janeiro e não queria correr o risco de tornar minha viagem em uma novela mexicana.

Como a Bienal de São Paulo está chegando, pensei em ajudar vocês com algumas dicas, pensando principalmente em quem estará indo pela primeira vez.


As dicas podem parecer bobas, mas te garanto, vale a pena segui-las.
  • Se vocês já sabe quais os dias que irá ao evento, compre as suas entradas antecipadamente. Deixar para comprar no dia pode ser uma dor de cabeça, devido as filas.
  • Se você não é de São Paulo, confira a previsão do tempo, para que você leve roupas adequadas. Mas não esqueça, leve roupas confortáveis. Eu evitei vestidos e saias, acho que aquele look básico calça jeans, camiseta e tênis é uma ótima pedida. Afinal, você pode sentar em qualquer cantinho para descansar.
  • Leve uma garrafinha de água (na Bienal do Rio tinha bebedouros) e economize esse dinheirinho para comprar livros.
  • Se quiser, leve alguns lanchinhos, apesar de ter a praça de alimentação, parece que às vezes todos decidem ir comer na mesma hora. Então, barrinhas de cereal, uma fruta ou até um sanduíche, nos salva na hora do aperto.
  • Caso tenha, leve uma bateria extra para carregar seu celular, confesso que não encontrei lugares lá para recarregar o celular.
  • terá muitos locais para você tirar fotos, mas muitas vezes tem filas ou um fluxo grande de pessoas que atrapalha de você tirar aquela foto top da balada. Eu tirei a maioria das minhas fotos a noite, já bem perto do horário de fechamento. Outra opção, é caso você chegue logo na abertura do espaço. Ah, e claro, percebeu que aquele momento está perfeito para tirar uma foto? Se joga e faz seu click.
Alguns espaços que tirei foto na Bienal do Livro do Rio em 2017
Quais os seus objetivos na Bienal?
  • Você está indo a Bienal com o objetivo de comprar livros? Faça uma lista de prioridades! É muita oferta para pouco dinheiro e com certeza a lista irá te guiar bem, comigo deu certo. A Editora Qualis bolou uma wishlist para nos ajudar, para baixa é só clicar aqui.
  • Algumas editoras fazem promoção nos preços dos livros desde o primeiro dia, porém algumas só fazem no último dia da Bienal, então avalie bem as suas comprinhas.
  • Não deixe de passar em uns stands que tem livros bem baratinhos, te garanto, rola uns achados massa por lá.
  • Eu comprei muitos livros (e até levei alguns de casa para autógrafo), então caso você tenha uma mala de rodinhas para poder carregar suas aquisições, está é a melhor opção e que te cansará muito menos.
  • A Bienal disponibiliza armários para locação, então essa também é uma opção para você ir guardando suas aquisições e pegá-las apenas quando você for embora.
Alguns dos livros adquiridos na Bienal do Livro do Rio em 2017
  • Você está indo a Bienal com o objetivo de participar dos diversos eventos e sessão de autógrafos? Bom, aqui a coisa fica séria, afinal muitos eventos acontecessem simultaneamente, então presta bem atenção ao que vou falar agora. A Editora Qualis bolou uma agenda para nos ajudar, para baixa é só clicar aqui.
  • É super importante você montar a sua própria programação, então confira no site da Bienal a programação oficial deles e veja nas páginas do Facebook das Editoras o que elas estão programando.
  • Como montei a minha programação: Separei uma página de caderno para cada dia que eu iria a Bienal e fiquei acompanhando as divulgações, aí tudo que me interessava, eu anotava o horário evento e local. Depois verifiquei quais eventos chocavam ou não (a parte difícil, escolher entre um e outro) e aí fechei a programação. 
  • Nos dias da Bienal, levava a minha programação com horários e locais. Ah, é importante verificar quais destes eventos terá senha e como elas serão distribuídas.
  • Claro que no meio do caminho mudei algumas coisas na programação, super normal! Mas ter um guia te ajudará a não perder nada que você considera importante e não quer perder de jeito algum!
  • Você pode encontrar muitos autores nacionais pelos corredores da Bienal, então não deixe de aproveitar a oportunidade de conhecê-los e tirar muitas fotos!
Fotos com vários autores, seja na sessão de autógrafo como pelos corredores da Bienal do Livro do Rio em 2017

Espero que as dicas ajudem vocês a curtir esse evento que é mágico e cheio de histórias para contar!

Encontre-me

Posts relacionados

3 comentários

  1. Posso falar nada, eu amo bienal, já tô aqui pegando minhas senhas pros autógrafos, vivo antenada nas promoções que as editoras vão fazer (na intrinseca saiu uns titulos por 5 reais na bienal), já fiz minha credencial, peguei os ingressos, separei os livros que vão pros autografos e aquela wishlist que pretendo zeraaaaar!!!! Vamo que vamo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse ano eu pretendo ir e já estou me organizando é minha primeira vez em uma bienal e estou com borboletas no estomago de ansiedade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem??

    Fui na Bienal do Rio ano passado e adorei as dicas, acabou que usei todas no ano passado, e me salvou varias vezes.
    Adorei o post.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir