Evento: 2ª FLIPELÔ - Festa Literária Internacional do Pelourinho - Salvador/BA

Oi, Leitores!

Ano passado, tive a oportunidade de participar da 1ª Flipelô e achei a proposta do evento maravilhosa e este ano estou muito feliz, pois teremos mais uma edição.

Este ano a 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ tem como tema a frase de Jorge Amado “a amizade é o sal da vida” e é em homenagem ao escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro, grande amigo de Jorge. 

Irá acontecer de 8 a 12 de agosto e é uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado.

A festa ganha as ruas, largos, praças e casarões do Centro Histórico e promove, em 13 espaços de cultura, de forma absolutamente gratuita, uma ampla programação com mais de 50 atividades e tem uma expectativa de receber 50 mil participantes.

Autores locais, nacionais e internacionais estarão em contato direto com o público em mesas de debates, bate-papos com jovens, lançamentos de livros, saraus de poesia e slans e na programação infantil. Haverá também exposições, apresentações teatrais e shows musicais e, pela primeira vez, a Rota Gastronômica Amados Sabores, que contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços especiais com receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”.

Nos dias da Flipelô haverá uma programação paralela promovida por instituições com sede no Centro Histórico e 46 lojas da região oferecerão descontos nas compras realizadas durante os cinco dias do evento. Nas ruas, monitores cuidarão da orientação ao público.

A Flipelô é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, e tem apoio da CCR Metrô Bahia, em parceria com o Governo da Bahia. O evento tem ainda o apoio do Shopping da Bahia, Bahiagas, correalização do Serviço Social do Comércio (Sesc), produção da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado.

A Fundação Casa de Jorge Amado é uma instituição cultural sem fins lucrativos cujo objetivo é preservar, pesquisar e divulgar a obra do escritor Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor e sobre a arte e literatura baianas. A Fundação Casa de Jorge Amado tem também como missão a criação de um fórum permanente de debates sobre cultura baiana – especialmente sobre a luta pela superação das discriminações raciais e socioeconômicas.

Maiores informações e programação estão no site da Flipelô. Eu já estou empolgada e com certeza irei prestigiar o evento. Se você é de Salvador, não pode perder!

Encontre-me

Posts relacionados

7 comentários

  1. Que notícia maravilhosa! É tão bom ver eventos assim ganhando cada vez mais espaço. Ainda mais em lugar lindo como esse (que ainda vou conhecer hahaha) <3 Esperando fotinhas *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    Adoro este tipo de evento, pena que é extremamente longe para mim rs. Mas para quem tá aí pertinho é uma excelente oportunidade.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já tinha visto um post sobre a flipelo mais não tinha outras informações gostei de saber mais com certeza eu vou um dos dias para esse evento

    ResponderExcluir
  4. Uau!
    Deve ter sido um evento maravilhoso! É uma pena eu não poder participar dessas coisas maravilhosas, afinal, na minha cidade não tem nada de atrativo culturalmente falando. O povo nem liga muito pra leitura... Aí, toda vez que eu quero participar de algo assim, tenho que me deslocar para cidades mais distantes, o que, muitas vezes acaba sendo inviável :/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Que ótimo esse evento! Acho sempre legal ver eventos literários acontecendo com mais frequência, ainda que não possa participar, porque moro no interior, e aqui na cidade nem e m sonho vai acontecer um evento literário.. Adoraria participar, se pudesse iria em todos! Quem for, aproveite muito!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  6. Adoro eventos culturais, sempre que posso eu participo, esse deve ser muito bom mesmo, pois tem um bônus do local que ser realiza. Vai ser maravilhoso, queria morar perto para poder participar. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Mara!
    Esse evento deve ser uma delícia! Amo feiras literárias, especialmente as que tomam a rua assim. Aqui nós temos a Fliv (Feira Literária de Votuporanga) que será em outubro e eu já estou ansiosa para participar.
    Bjs!

    ResponderExcluir