Resenha: O perfume da folha de chá

Oi, Leitores!!!

Eu sempre digo "antes tarde do que nunca". Desde que O perfume da folha de chá foi lançado que fiquei muito curiosa pelo livro, amei a capa do livro e milagrosamente li a sinopse, já que era uma autora que eu não conhecia... E fiquei super curiosa por ele, em um dos amigos secretos de final de ano pedi e ganhei ele e uma meta foi estabelecida, não terminaria 2018 sem conhecer essa história e estou muito feliz por ter cumprido essa meta.
Estamos em 1925, em uma viagem de navio junto com a Gwendolyn Hooper, que está partindo da Escócia para o Ceilão, onde encontrará seu marido Laurence. É nesta cidade exótica que ela vai construir a sua vida a dois, eles estão recém casados e mais do que apaixonados. Ao chegar a fazenda onde viverá, ela ficou encantada com a sua beleza e pode ver o império do chá que seu marido construiu.

Mas ao mesmo tempo que ela amou a beleza da fazenda, ela percebeu que nem tudo era como ela esperava. A relação com os trabalhadores era tensa, os vizinhos traiçoeiros e para piorar ela percebeu, que mesmo apaixonado e afetuoso, Laurence por muitas vezes estava distante, demonstrando que ele tinha segredos e estava decidido a não lhe contar nenhum deles.

Isso dificulta a sua adaptação a sua nova realidade, mas apesar de tudo, ela teve momentos especiais com o marido e Gwen acaba engravidando. A gravidez faz com que ela se sinta feliz de verdade pela primeira vez, desde que chegou ao Ceilão. Laurence também está extremamente feliz e ansioso para a chegada do bebê e isso a alegra demais.

Gwen teve um trabalho difícil e desgastante, que aconteceu justamente quando Laurence estava em viagem, sua cunhada Verity fora e ninguém encontrou o médico. Quem lhe ajudou, foi a aia da casa, a Naveena. Porém, neste mesmo dia, algo que ela não esperava se revela e Gwen se vê diante da decisão mais difícil da sua vida e pior, terá que guardar este segredo de Laurence, caso contrário a família que ela construiu poderá ser desfeita.

Eu não poderei contar a vocês, nenhum dos segredos que Laurence e Gwen estão envolvidos, mas a partir daqui quero dizer a vocês tudo que me faz amar profundamente essa história.

A história é dividida em quatro partes, onde as fases são divididas de acordo com as vivências e sentimentos da Gwen. 

Absolutamente TUDO nessa história faz sentido, todos os segredos serão revelados e seus sentimentos serão revirados. A escrita da Dinah é extremamente envolvente, com detalhamentos sobre a produção do chá, a economia e costumes da época na medida certa, não existem informações massantes ou desnecessárias. Me vi no Ceilão, vivendo e sentindo momentos e sensações.

Os personagens, principais e secundários, são fundamentais para a história e farão com que a gente siga em uma montanha russa. Com certeza, você terá sentimentos contraditórios por eles... Vivi a dualidade do amor e ódio do início ao fim. Terminei a leitura amando muitos deles, mas querendo esganar um ou outro personagem se possível fosse.

Me mantive envolvida com a história do inicio ao fim, suas mais de 400 páginas não me desanimaram, não me senti enrolada. Cada linha, cada parágrafo, cada capítulo, foi mais do que necessário.

Quando terminei de ler a leitura, passei alguns momentos refletindo sobre tudo que Gwen e Laurence passaram, derramei algumas lágrimas e fixei um sorriso no rosto de felicidade. Muitas coisas que passamos na vida, deixam marcas profundas, o sentimento de culpa não é nada saudável, saber se perdoar traz uma paz indiscutível. Sem contar, que o amor realmente é capaz de nos salvar e ele deve ser vivido de forma plena.

Com certeza, este livro entrou para o time daqueles que ganharam meu coração. Com certeza se tornou um favorito e será daqueles que irei recomendar para todos.

Lido em: Outubro de 2018
Título: O perfume da folha de chá
Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Gênero: Romance
Ano: 2017
Páginas: 432
Adicione no Skoob | Compre: Amazon

Foto retirada da internet. Site

Encontre-me

Posts relacionados

9 comentários

  1. Tenho certeza de que vou amar e me impressionar com essa história que deve nos trazer aprendizados sobre quão ruim pode ser guardarmos segredos de pessoas queridas, que queremos ter em nossas vidas pelo resto dos dias. Fiquei super curioso por esses segredos tão densos, o que será esta ocultado?
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mara.
    Como é bom ler a sua resenha desse livro, eu sou apaixonada por ele e adorei ver como foi a sua experiência com a leitura. Como você gostou desse, recomendo que leia também Antes da Tempestade, é outro livro da autora que consegue nos envolver demais, assim como esse.

    ResponderExcluir
  3. Não é maravilhoso!? Eu também amei cada pedaço dessa história, e fico tão feliz de ver que alguém também gostou tanto quanto eu! Fiquei encantada com a Índia que Gwen encontra, fiquei comovida com a vida dos trabalhadores nas fazendas de chá, suspeitei de tantos costumes estranhos.. A autora teve uma inspiração mágica ao escrever este livro e concordo com você, porque ele também entrou para minha lista de favoritos da vida!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu já estava bem curiosa para ler esse livro, e não sabia do que esse livro se tratava,e agora estou bem curiosa com Gwen e o marido, e saber que a historia se passar na Escócia me deixou ainda mais curiosa dica anotada

    ResponderExcluir
  6. Como sempre o blog Três leitoras traz uma resenha super completa,clara e com cuidado aos detalhes desde a foto até a opinião sobre o livro, muito obrigada por mais essa resenha, seu blog ajuda MUITO minha listinha literária ♥

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é muito elogiado e amei conferir suas impressões também positivas. Assim que eu tiver uma oportunidade irei ler, pode deixar.
    Esses livros que conseguem nos envolver de tal forma que a qnt de paginas não importa são os melhores. Amei a dica é sua foto ficou fofa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mara, sua linda, tudo bem?
    Nossa, sua resenha está cheia de emoção. Já vi que é uma história que tem tudo para tocar meu coração também. A culpa pode destruir uma pessoa, e quando somos nós que nos sentimos culpados, precisamos realmente aprender a nos perdoar corrigindo nossos atos. Também acredito que o amor salva. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ah tenho muita vontade de conhecer essa história, e depois da resenha maravilhosa fiquei com mais expectativas ainda sobre. Suas impressões nos emploga, por isso dica anotada <3 Adorei a foto também :D
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir