Resenha: Feitos de Sol

Oi, Leitores!!!


Eu admiro demais o Vinicius Grossos e neste livro ele conseguiu trazer uma veracidade/realidade de forma tão bonita, sutil e tocante. É impossível ler este livro e não se emocionar. E pensar que ainda existem pessoas que acham esse livro prejudicial, me entristece e muito, mas nós somos resistência e vamos resistir sempre.
Este livro conta a história de Cícero e Vicente, dois adolescentes que estão na fase de descobertas e certeza, no ano de 1999, aquele em que todos, ou quase todos, acreditavam que na virada para o ano 2000, o mundo iria se acabar.

Por acreditarem nisso, os dois tinham seus projetos para viver os últimos meses de vida, mas ao se conhecerem muitos desses projetos foram alterados, pois eles queriam passar mais tempo juntos.

Esse é um romance LGBTQI+ que nos apresenta muito do que os homossexuais enfrentaram e enfrentam até hoje: obstáculos internos, familiares e sociais. Muitos acreditam que é fácil o tal "se assumir", que eu considero desnecessário, afinal não preciso comunicar a ninguém "sou heterossexual", por qual razão os homossexuais precisam desta obrigação?. Neste romance, o autor mostra que não é nada fácil e ele traz milhares de razões.

E é justamente neste momento, que ele traz a verdade nua e crua relacionada a todo preconceito incrustado na nossa sociedade, mas ao mesmo tempo ele também nos mostra a beleza da aceitação do humano independente de opções sexuais.

Cícero e Vicente são seres de luz, cheios de amor, são feitos de sol! Acompanhar as suas descobertas sobre si e o amor, as certezas sobre os caminhos que querem seguir, as suas lutas e resistências, é de emocionar.
(...)a única coisa de que eu tinha certeza era que o maior milagre que eu vira na vida era o sentimento que eu e o Vicente estávamos descobrindo juntos.
A história é narrada pelo Cícero, me envolvi completamente com seus sentimentos e vivências e me emocionei por diversas vezes. Além disso, me diverti com as referências aos anos 90, era adolescente como eles nesta época e foi gostoso demais reviver essas lembranças.
O jeito mais fácil de destruir a si próprio é lutar contra quem você é!
Este é o tipo de livro que todos deveriam ler!!! Quem tem o mínimo de empatia conseguirá entender o quanto é difícil quererem dizer que você não pode ser quem você é! Esse livro clama pelo amor e eu desejo muito que você leia e se contagie por ele!

E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?
Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.
A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo.
Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.
Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.

Lido em: Outubro de 2019
Título: Feitos de Sol
Autora: Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Gênero: LGBT/Romance/Nacional
Ano: 2019
Páginas: 304
Adicione no Skoob | Compre: Amazon 
*Livro cedido pela Editora em parceria*

Encontre-me

Posts relacionados

5 comentários

  1. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos💋💋!!

    Meu Blog: Loteria Vida Cap

    ResponderExcluir
  2. Oi Mara
    Que lindo, o livro se passando em 1999. Eu sou dos anos 90 e amo histórias que se passam nessa década ou façam referencia a ela. Eu imagino como deve ser para os personagens ter que ficar no armário, se ainda hoje é difícil se assumir (e realmente, deveria ser desnecessário) imagina como não eram em 1999, quando praticamente tudo era permitido. Fiquei muito curiosa com esse livro agora.

    Silviane, blog Memento Mori • Participe do Top Comentarista de Outubro

    ResponderExcluir
  3. Olá, que bom saber que você curtiu essa leitura, eu também gostei muito desse livro e concordo que todos deveriam conhecer a história do Cícero e do Vicente.

    ResponderExcluir
  4. Também li e amei esse livro. Chorei qnd o pai do garoto foi na feira geek e fez aquele escândalo ... fiquei triste por eles terem que esperar tantos anos para se reencontrarem, mas amei por isso ter acontecido.
    Enfim amei conferir suas impressões e concordo que os livros do Vinicius tratam do assunto com uma sensibilidade sem igual, onde o amor não tem gênero e deve ser vivido.
    Já li todos dele e amei. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro, mas infelizmente ele aborda assuntos da atualidade como problemas que eles encontram, tanto sociais quanto familiares. Torço para que isso mude! Espero ler em breve e conhecer a escrita do Vinicius.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir